APRENDENDO E ENSINANDO A CIÊNCIA DA VIDA


Prova mensal - 7º ano (1º bimestre)Prova corrigida.pdf (117,2 kB)

 

1. Observe o trecho seguinte: “Os seres vivos dependem da luz solar, direta ou indiretamente... Um fluxo constante de materiais passa dos seres autotróficos, produtores, para os seres heterotróficos, consumidores, que aproveitam a matéria e a energia armazenada nos organismos de que se alimentam como combustível para o corpo”. (1,5).
No trecho “Os seres vivos dependem da luz solar, direta ou indiretamente...” quais organismos poderíamos dizer que dependem INDIRETAMENTE da luz solar? Cite as razões que o levaram a sua resposta.

Os organismos que realizam fotossíntese e são chamados de autótrofos dependem DIRETAMENTE da luz solar. Aqueles que se alimentam de outros organismos são chamados heterótrofos e dependem INDIRETAMENTE da luz solar, pois se alimentam (como herbívoros) daqueles que dependem da luz para a fotossíntese.

2. Você diria que uma árvore é um organismo heterótrofo ou autótrofo? Justifique sua resposta. (1,0)

A árvore é um organismo autótrofo, pois ao realizar fotossíntese, “fabrica” seu próprio alimento, a glicose.


3. Complete as frases: (2,0)
a. Embora muitos confundam o que é meio ambiente e o que é ecossistema, existe grande diferença entre os dois. Sabemos que o conceito de ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos (não vivos) que atuam sobre essas comunidades.

b. Os seres vivos são formados por células que apresentam basicamente membrana plasmática, citoplasma e núcleo, que contém dentro o DNA.

c. Os seres vivos são classificados de acordo com seu grau de parentesco e a sequencia de classificação do maior para o menos grau de parentesco é REINO  FILO  CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO  ESPÉCIE.

d. Segundo a teoria do surgimento da vida na Terra, na atmosfera primitiva existiam muitos raios que forneceram energia para que os gases da atmosfera como o metano, reagissem dando origem às primeiras substâncias, que se aglomeraram e foram envoltas por água, sendo chamadas de coacervatos.

4. Com base na classificação dos seres vivos em seus reinos, dê um exemplo de cada reino na coluna I e
associe as colunas colocando os números correspondentes na coluna II. (1,5))
 

 

(1) MONERA Ex: bactérias
(3) Tem características parecidas com as dos
vegetais, mas não fazem fotossíntese.
(2) PROTISTA Ex: protozoários como
a ameba.
(4) Seus componentes são autótrofos.
(3) FUNGI Ex: cogumelos como o
champignon, bolor de pão, etc.
(2) São microorganismos constituídos por uma
célula, sendo unicelulares.
(4) PLANTAE Ex: palmeira,
samambaia, etc.
(5) São todos organismos heterótrofos e
multicelulares.
(5) ANIMALIA Ex: gato, cachorro, etc. (1) São microorganismos constituídos por uma
célula, mas mais desenvolvidos que as bactérias.

5. Em relação às formas de reprodução explique a diferença entre a reprodução sexuada e a assexuada e dê um exemplo de organismo que realize cada uma delas. (1,0)

Reprodução sexuada envolve a fusão de dois gametas (masculino e feminino) em processo denominado fecundação. Ao contrário desta, a reprodução assexuada envolve apenas um indivíduo, ocorre sem a intervenção de gametas. Os novos seres são clones do progenitor.

6. Observe a lista de nomes científicos de alguns seres vivos: (1,0)
Gato Doméstico = Felix Catus
Zebra = Equus burchelli
Puma = Felix concolor
Camelo = Camelus Dromedarius

a) Identifique os nomes científicos escritos erroneamente e reescreva-os corretamente.

Felix catus e Camelus dromedarius, ambos estavam com a segunda palavra em maiúscula e não em minúscula.

b) Quais animais pertencem ao mesmo GÊNERO?

O gato doméstico e o puma possuem o mesmo gênero, o que pode ser notado pela igualdade na primeira palavra do nome da espécie, que é característica de gênero.

7. Segundo o que vimos em sala sobre os Biomas brasileiros, escolha um deles e explique de forma tão completa quanto possível, suas características. (1,0) (a escolha do aluno)

8. Nem sempre é fácil caracterizar e identificar um ser vivo. Complete abaixo quais as características que um organismo deve ter para ser considerado ser vivo. (1,0)

Possuir células, apresentar ciclo vital, nutrição, reprodução, ser capaz de responder a estímulos e ter composição química característica (carboidratos, lipídios e proteínas).

 

 

 

 

 



 

Vamos estudar revendo exercícios?

(Tem um anexo. É só clicar e baixar!)   

LISTA DE EXERCÍCIOS II - corrigido.docx (132,9 kB) 

 

Questão 01- Conceitue:


a)            Seres unicelulares: formados por uma célula.

b)            Seres pluricelulares: formados por mais de uma célula.

c)            Seres procariontes: não possuem núcleo protegendo o DNA.

d)            Seres eucariontes: possuem a membrana do núcleo para dentro ficar o DNA.

e)            Seres autótrofos: são capazes de produzir seu próprio alimento (plantas)

f)             Seres heterótrofos: não são capazes de produzir seu próprio alimento (protistas, fungos, animais)

g)            Seres aeróbicos: respiram oxigênio (O2)

h)            Seres anaeróbicos: não precisam de oxigênio para respirar, utilizando outros gases.


 

Questão 02- Podemos reconhecer um ser vivo por suas características básicas. Cite-as.

 

Os seres vivos apresentam:

 

·         Ciclo de vida (nascem, crescem, se reproduzem e morrem)

 

·         Possuem célula (exceto os vírus)

 

·         Possuem material genético

 

·         São capazes de responder a estímulos do meio

·         São capazes de se reproduzir

·          

Questão 03- Quais são os principais biomas brasileiros e onde se localiza cada um deles?

 

Mata Atlântica: no litoral do Brasil

 

Caatinga: região nordeste

 

Cerrado: região centro-oeste

 

Pampas ou Campos sulinos: região sul

 

Mata de Araucárias: Paraná e Santa Catarina

Amazônia: região norte

 

Questão 04- Diferencie a reprodução sexuada da assexuada.

           

A reprodução sexuada é realizada por animais que possuem gametas, e nela há a fecundação, que é o encontro do gameta masculino (ex. espermatozóide) com o gameta feminino (Ex. óvulo).

            Já a reprodução assexuada não envolve gametas sexuais, mas o organismo é capaz de se dividir e dar origem a outro indivíduo igual a ele (um clone, com mesmo DNA)

 

Questão 05- Complete corretamente as sentenças abaixo com os termos “fotossíntese; respiração celular; clorofila; açúcar; autótrofa; heterótrofa”:

 

a) As plantas possuem um tipo especial de nutrição, chamada de nutrição autótrofa. Elas produzem o açúcar utilizando gás carbônico, água e a luz solar absorvida pela clorofila, a este fenômeno damos o nome de fotossíntese.

 

b) Já os animais apresentam uma nutrição heterótrofa e conseguem retirar energia dos alimentos por meio da respiração celular.

 

Questão 06- Um aluno do 7º ano escreveu, em um trabalho de ciências, o nome científico do leão assim: Panthera Leo.

a)     O nome científico está escrito de maneira correta? Se não está escrito corretamente, conserte-o.

Não, pois o nome científico deve ter a primeira letra maiúscula e a segunda minúscula. Além disso, deve ser escrito em itálico ou sublinhado. Assim, o nome escrito corretamente seria: Pantera leo.

b)    Em que língua deve estar escrito os nomes científicos, e a que classificação corresponde a primeira palavra do nome da espécie?

A primeira palavra do nome da espécie é o gênero daquele organismo. Exemplo, o gênero do homem é Homo, já que o nome da nossa espécie é Homo sapiens.

 

Questão 07- Quais as características da Terra Primitiva e como elas contribuíram para a formação dos coacervados?


           

Na Terra Primitiva havia gases havia muitas descargas elétricas e as radiações do Sol eram intensas e teriam fornecido energia para que algumas moléculas presentes na atmosfera se unissem, dando origem a moléculas maiores e mais complexas: as primeiras moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas formadas eram arrastadas pelas águas das chuvas e passavam a se acumular nos mares primitivos, que eram quentes e rasos. Esse processo, repetindo-se ao longo de muitos anos, teria transformado os mares primitivos em verdadeiras “sopas nutritivas, ricas em matéria orgânica. Essas moléculas orgânicas poderiam ter-se agregado, formando coacervados, nome derivado do latim coacervare, que significa formar grupos. No caso, o sentido de coacervados é o de conjunto de moléculas orgânicas reunidas em grupos envoltos por moléculas de água. Esses coacervados não eram seres vivos, mas uma primitiva organização das substâncias orgânicas em um sistema semi-isolado do meio, podendo trocar substâncias com o meio externo e havendo possibilidade de ocorrerem inúmeras reações químicas em seu interior.

 

Questão 08-  Escreva as principais características dos reinos abaixo e cite um exemplo para cada reino:


 

a)     Reino Monera: seres unicelulares e procariontes, autótrofos ou heterótrofos. Ex. bactérias.

 

b)    Reino Protista: (protozoários) seres uni ou pluricelulares e eucariontes, autótrofos ou heterótrofos. Ex. ameba.

 

c)     Reino Fungi: seres uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Ex. cogumelos e bolor.

 

d)    Reino Plantae: seres pluricelulares, eucariontes e autótrofos. Ex. samambaia.

e)     Reino Animalia: seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Ex. cachorro.



 


VAMOS GRAVAR QUEM SÃO OS ANIMAIS INVERTEBRADOS?